Como pacientes e cuidadores de pessoas com doenças raras podem se preparar

Adaptado do blog de e Catherine Cooke por Dr Carlos Eugenio

Para a nossa comunidade de doenças raras, alguns se enquadram nas categorias de risco e necessitam tomar precauções extras. Sugere-se as seguintes:

➡ Faça um plano para permanecer abastecido com seus medicamentos regulares. Pergunte ao seu médico se você pode obter medicamentos extra necessários para si ou para a pessoa de quem cuida. Isso cobrirá suas bases caso você precise ficar em casa por um longo período de tempo.

➡ Converse com seu médico sobre como gerenciar sua condição durante esse período (e faça anotações!) Discuta com seu médico se e como você deve alterar os planos de consultas e se existem opções relevantes de telemedicina remota para você ou a pessoa de quem você cuida.  Pergunte a eles se há alguma informação que você deva destacar para outros médicos sobre sua condição, caso também comece a sentir os sintomas do coronavírus. Faça anotações e mantenha-as à mão com seus registros médicos, caso precise deles nos próximos meses.

➡ Lembre aos outros que você está em alto risco. É mais provável que você contraia o vírus daqueles que você mais vê. Lembre sua família, vizinhos, colegas de trabalho, comunidade religiosa e qualquer outra pessoa com quem você entre regularmente em contato com suas condições de saúde subjacentes. Costumamos falar sobre quantas condições crônicas não são visíveis para os outros, e este é um momento em que precisamos nos encarregar de lembrar aos outros o que estamos enfrentando. Embora algumas pessoas não estejam preocupadas com o fato de ficarem doentes, elas podem usar um lembrete de que o vírus pode ter efeitos mais graves se o transmitir para você.

➡ Lave as mãos, frequentemente, por pelo menos 20 segundos. É a maneira número 1 de evitar germes!

➡ Evite viagens desnecessárias e grandes reuniões.

➡ Limpe as superfícies de alto toque todos os dias: balcões, mesas, maçanetas, utensílios de banheiro, banheiros, telefones, teclados, tablets e mesas de cabeceira.

➡ Estoque de suprimentos essenciais. Um lembrete rápido: o mundo não está acabando.  Pegue apenas o que você precisa, lembre-se que outro precisa também.