O que fazer se você acha que tem CORONAVÍRUS?

Por Dr Carlos Eugenio Fernandes, geneticista.

Verifique os sintomas. Os sintomas de COVID-19 são tosse, febre alta e falta de ar. Tem nariz escorrendo e dor de garganta? Você provavelmente só tem um resfriado comum, mas continua a monitorar seus sintomas.

Ligue para o seu médico. Antes de ir para um hospital, ligue para o seu médico que o aconselhará sobre os próximos passos. Você deve evitar ir a instalações médicas para evitar que a doença se espalhe ainda mais (e para evitar exposição adicional a outros pacientes potencialmente doentes). Fique em casa, se puder, e coloque-se em quarentena.

As coisas estão mudando diariamente, portanto, mantenha-se atualizado sobre as informações mais recentes. Embora a mídia social possa mantê-lo rindo com memes de coronavírus para aliviar o clima, certifique-se de levar suas notícias apenas de fontes confiáveis. Alguns dos melhores lugares para receber conselhos atualizados são os do Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sabemos que pode ser alarmante neste período de incerteza e números cada vez maiores, mas lembre-se de que existem medidas que você pode tomar para prevenir e gerenciar o COVID-19 e se preparar para um período de tempo em casa.