Pesquisas em hospitais selecionam voluntários em Porto Alegre

São oito diferentes pesquisas conduzidas por hospitais de Porto Alegre.Voluntários devem ter a partir de 18 anos e pesquisas não terão custos.

Porto Alegre

Fibrilação Atrial

O Hospital Ernesto Dornelles seleciona voluntários para uma pesquisa sobre fibrilação atrial. Os pacientes serão acompanhados por um período de dois anos, devem ter mais de 18 anos, e fazer uso de medicação anticoagulante.

O estudo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)e pelo comitê de ética do hospital. Os voluntários recebem medicamentos e atendimento, sem nenhum custo.

Os interessados podem buscar mais informações por meio dos telefones (51) 32178555 ou (51) 99428806, ou pelo e-mail: pesquisa.clinica@hed.com.br.

Ansiedade Generalizada

Pacientes que não estejam passando por tratamento psiquiátrico podem participar de uma pesquisa que vai avaliar o efeito de três tipos diferentes de tratamento para aliviar a ansiedade. 

A pesquisa é conduzida pelo programa de transtornos de ansiedade do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. A ansiedade generalizada é caracterizada por preocupações exageradas e pela presença de sintomas físicos como inquietação, sentir-se no limite ou facilmente cansado, com dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular ou alteração do sono.

Os candidatos serão sorteados para participar dos três tipos de tratamento, devem ter 18 anos para participar, além de ter disponibilidade de comparecer ao hospital semanalmente por oito semanas.

Candidatas do sexo feminino não podem estar grávidas, amamentando ou planejando uma gravidez. A pesquisa não tem custo para os participantes. Interessados podem obter mais informações por meio do e-mail:projeto.ansiedade.hcpa@gmail.com no qual devem informar o nome completo, telefone e melhor horário para entrar em contato.

Tomada de Decisão

O laboratório de pesquisa em bioética e ética na ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre recruta voluntários saudáveis para participar de uma pesquisa sobre a forma como as pessoas tomam decisões.

Homens e mulheres com mais de 18 anos podem participar da pesquisa, entrando em contato com a pesquisadora Roberta por meio do e-mail:lapebec.hcpa@gmail.com ou pelo telefone (51) 3359.7615 de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Depressão

O Hospital das Clínicas seleciona também pacientes com depressão para uma pesquisa conduzida pelo Serviço de Psiquiatria sobre um novo tratamento contra a doença. Os candidatos devem ter entre 18 e 64 anos, e já devem ter feito uso de dois tipos diferentes de antidepressivos, que não tenham surtido efeito.

Pacientes com outras doenças clínicas descompensadas ou outros transtornos psiquiátricos não podem participar. Gestantes, mulheres em período de amamentação ou  com planos de engravidar não podem participar. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail:  estudodepressaoclinicas@gmail.com.

Menopausa

A unidade de endocrinologia ginecológica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre seleciona mulheres com idades entre 40 e 58 anos de idade, que tiveram a última menstruação há três anos, e que apresentem sintomas de menopausa (calores e ressecamento vaginal), para dois tipos de tratamento, por um período de seis meses, com dois tipos de tratamento medicamentoso hormonal. Os remédios já são usados na prática clínica e a pesquisa terá acompanhamento médico mensal. Interessadas podem entrar em contato por meio do telefone (51) 9659.2028 das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira (falar com Natália).

Alzheimer e Depressão

O serviço de neurologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre seleciona voluntários para uma pesquisa que irá avaliar o efeito e a segurança do uso de um medicamento sobre a cognição em pacientes com doença de Alzhimer (leve e moderada) e com sintomas depressivos.

Os voluntários devem ter entre 55 e 85 anos, devem ter a doença diagnosticada, e não podem estar fazendo uso de medicamento para a doença. A pesquisa não tem custo. Interessados podem fazer contato por meio do telefone (51) 3359.6356 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou pelo e-mail: monemota@gmail.com.

Avaliação Hormonal e Metabolismo

O serviço de endocrinologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre recruta ainda voluntários de ambos os sexos, com idades entre 18 e 40 anos, que não façam, uso de hormônios, para uma pesquisa científica focada na avaliação hormonal e do metabolismo.

A pesquisa será feita com base em avaliação clínica e exames de laboratório, com avaliação da massa óssea e força muscular.  Mulheres que fazem uso de medicamentos anticoncepcionais podem participar da pesquisa, desde que aceitem substituir o anticoncepcional por um outro método contraceptivo não hormonal durante dois ciclos.

Interessados podem entrar em contato com os pesquisadores por meio do e-mail:recrutamentoendocrinologia@gmail.com ou por telefone (51) 8614.0039, ou por mensagem de texto  informando nome, idade, telefone e melhor horário para contato.