ABRAMPS em um importante evento das APAES BRASIL

stand da APMPS/DR na Feira das APAEs

XXV CONGRESSO NACIONAL DAS APAEs

VI FÓRUM NACIONAL DE AUTOGESTÃO e AUTODEFENSORIA

44. CONGRESSO ESTADUAL DAS APAEs DO PARANÁ

 O XXV Congresso Nacional Das APAEs - VI Fórum Nacional de AutoGestão e Autodefensoria e 44. Congresso Estadual das APAEs do Paraná é um evento que representa o grande encontro de profissionais de todo o País envolvidos com a questão da deficiência, ações e questões atuais direcionadas pelas políticas públicas e seus impactos na vida dessas pessoas e na ação das famílias e da sociedade.

Uma das frentes de luta da rede Apaeana está em combater a distorção de valores que propiciam ao ser humano cidadania e condições de desenvolvimento, não visando apenas ao que o homem é capaz de produzir, mas também, pelo que é capaz de aprender, de ser, de conviver e de transformar os saberes, a si próprio e a sociedade em que vive.

Somente um grandioso trabalho de esclarecimento à comunidade, aos grupos formais e informais que compõem a sociedade poderá reduzir desigualdades, transformar lutas em conquistas e minimizar e/ou eliminar violências simbólicas e sociais que enfrentam aqueles envolvidos com a causa da deficiência – pais, irmãos, familiares, profissionais, amigos e, principalmente, as próprias pessoas em situação de deficiência.

Nesse sentido, é preciso conhecer o papel que as APAEs no Brasil vêm desempenhando frente à defesa de direitos e no exercício dos deveres cidadãos das pessoas com deficiência. O foco reside no favorecimento da aprendizagem e do integral desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla que atendem, tendo-se como exemplo, as APAEs que recepcionam este Congresso, a APAE de Foz do Iguaçu e a APAE de Cascavel do estado do Paraná, que compõem a rede apaeana desse Estado, ambas com propostas inovadoras para o presente e futuras, pensando-se nas demandas dos próximos anos da população que atendem, suas famílias e da comunidade de modo geral. É sabido o papel das políticas públicas como educação, saúde, assistência social e trabalho na qualidade de vida das pessoas com deficiência, no exercício da cidadania e empoderamento para o enfrentamento às adversidades.

A equipe de profissionais das APAEs, todos os atendidos, suas famílias e amigos, e suas preciosas adesões ao compromisso apaeano de atuação democrática balizada pela justiça social, responsabilidade socioambiental e acessibilidade em todos os sentidos e recantos, simbolizam a união de um grande coro de vozes, de mãos e ideias que se entrelaçam de forma a promover a cidadania plena, sem barreiras, sem preconceito e sem discriminação. Conscientizadas da necessidade imperiosa no investimento em profissionais competentes para a excelência das ações e projetos desenvolvidos, as Federações das APAEs e APAEs envolvidas diretamente com o evento idealizaram este Congresso, um Projeto que será operacionalizado em forma de Conferências, Mesas Redondas, Palestras, Exposições diversas, Pôsters e Relatos de Experiência, fomentando o debate sobre o rumo das políticas sociais que, sobretudo, definem o lugar da pessoa em situação de deficiência na sociedade como cidadão de direitos e deveres de fato.

Um destaque na operacionalização do O XXV Congresso Nacional Das APAEs - VI Fórum Nacional de Auto Gestão e Autodefensoria e 44. Congresso Estadual das APAEs do Paraná aos 60 anos marcados pela inauguração da primeira APAE no Brasil no estado do Rio de Janeiro (1954), um acontecimento que de fato marcou a educação especial necessária às pessoas com deficiência e o encontro das políticas públicas para o atendimento de suas necessidades básicas de acesso aos lugares a que todos têm direito.

Por tudo isso, com esse evento, busca-se ampliação de conhecimentos, diante do grande encontro de saberes e pensares, o que fortalece a rede apaeana no enfrentamento às resistências da sociedade com relação à aceitação e à efetivação dos direitos das pessoas em situação de deficiência.

Desejamos um ótimo Congresso, com inspiração em Deus, na garra apaeana pela causa que abraça, nas terras paranaenses e na mística envoltura das Cataratas de Foz do Iguaçu.

Atenciosamente,

Comissão Cientifica do XXV Congresso Nacional Das APAEs - VI Fórum Nacional de Auto Gestão e Autodefensoria e 44. Congresso Estadual das APAEs do Paraná