Como realizar exames de Genética Médica através de seu plano de saúde !!

Seu médico fará a solicitação do aconselhamento e/ou dos exames necessários na guia apropriada do seu plano de saúde.

Com a guia em mãos, consulte a sua operadora de saúde para saber se o seu plano é anterior ou posterior à 1º de janeiro de 1999.
Caso o seu plano seja posterior a essa data, e você já tenha ultrapassado a data de carência de exames de genética, você tem direito à cobertura de todos os procedimentos clínicos e laboratoriais (exames) da área de genética médica. Não esqueça de apresentar para a operadora junto com a guia do exame solicitado pelo médico, uma cópia dos seguintes documentos abaixo:

Procedimentos de Genética no Rol ANS 2014

Diretrizes de Utilização para Cobertura dos procedimentos Análises de DNA e Pesquisa de Microdeleções e Microduplicações por FISH

Caso o seu plano seja anterior a 2 de janeiro de 1999 e ainda vigente, a cobertura obrigatória a ser garantida é a que consta das cláusulas contratuais acordadas entre as partes; consulte sua operadora para saber se o contrato prevê a cobertura de exames de genética. Caso não esteja previsto a cobertura de exames de genética consulte sua operadora sobre a possibilidade de migração para o plano novo.

Agora é Lei !!! Prazo máximo pára liberação de exames de genética pelas operadoras de plano de saúde é de 21 dias !!!

O que fazer em caso de negativa de cobertura de qualquer exame de genética?
Veja a instrução da ANS para casos em que a operadora de saúde se negar a dar cobertura dos exames de Genética:

Com a entrada em vigor do Rol de Procedimentos, o consumidor que tiver negada a cobertura de algum item constante na lista, poderá contactar a ANS para fazer uma denúncia pelo Disque ANS - 0800 701 9656 ou em um de nossos 12 Núcleos Atendimento e Fiscalização espalhados pelo Brasil. As multas de negativa de cobertura podem chegar a R$ 80 mil. No caso de negativa de cobertura coletiva, esse valor pode ser multiplicado pelo número de usuários da operadora, podendo chegar a R$ 1 milhão. Dúvidas também podem ser esclarecidas em nosso site www.ans.gov.br

Referência: Site da ANS acessado em 2/4/2008


Caso tenha dúvidas ou quiser fazer reclamações sobre a cobertura de genética pelas operadoras de Planos de Saúde, ligue para as seguintes instituições:

ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR) – 0800-701-9656
PROCON – 151
IDEC (INSTITUTO DE DEFESA DO CONSUMIDOR) – 0XX11 3874 2152
ASSOCIAÇÃO PRÓ-TESTE – 0XX21 39063900